http://www.uiadiario.com.br/colaboracao/hip-hop-no-centro-de-sao-paulo/
Hip-hop no Centro de São Paulo
Por: Renato Dias
09 de novembro de 2015

Foto: Rare Music VideoNos anos 1980, na região central da capital paulista, mais precisamente no Largo São Bento, surgiu o primeiro movimento de hip-hop do Brasil com seus B-boys, MCs e DJs. Desse marco histórico da cultura de rua surgem nomes como MC Jack, Thaide, DJ Hum, grupos de rap como Código 13 e Credo, e os grupos de break Back Spin e Nação Zulu.

 

Já no final da década de 1980 e início dos anos 1990, surge o movimento de hip-hop na Praça Roosevelt, também no centro de São Paulo. Estes encontros aconteciam aos sábados à tarde, e nele os participantes se encontravam para praticarem a dança e discutirem ações socias e étnicas dentro do movimento em resposta à repressão policial.

 

Outros nomes fizeram valer a honra e ajudaram a contruir e fortalecer o movimento antes mesmo das chamadas “posses” e as mais recentes “rinhas de MCs” ganharem força. Para citar alguns rappers e DJs que atuavam na Praça Roosevelt, tivemos MC MT Bronx, grupo Balanço Negro, Bad Boy e DJ Tubarão, todos estes da zona leste; o grupo Styllo Selvagem, do MC Blow, da zona Oeste (Pinheiros) e o Grupo Bombeta da zona norte (Vila Medeiros/JB), do qual fiz parte.

 

Esses encontros ganharam cada vez mais força pela cidade, o que fez com que em 1988 surgisse o Sindicato Negro – a primeira posse de rappers do Brasil. Era a voz da periferia fazendo a sua consagração.

Envie para um amigo

Quer comentar? 00

Renato Dias é compositor, pesquisador do samba paulista e fundador do G.R.R.C. Kolombolo diá Piratininga. Escreve mensalmente aqui sobre a influência da cultura paulista na cultura paulistana.

Colaborações
veja mais
- Mais Uia -
17/09/2015
UiaTV – Rodrigo Campos
Por: Alice Coutinho
No quarto vídeo do UiaTV, Rodrigo Campos finaliza as gravações de seu novo disco Conversas com Toshiro no estúdio da yb music, e fala sobre o processo de criação do disco. Direção, vídeo e edição: Murilo Alvesso Agradecimento: yb music
23/06/2015
Cícero
Por: Ana Clara Martins Tenório
Em uma sexta feira fria na capital de São Paulo, o teatro do SESC Pinheiros era certeza de ser um dos locais mais calorosos para a noite do dia 19 de abril.   Com ingressos esgotados desde o dia de início das vendas, o cantor Cícero apresentou seu novo trabalho intitulado “A Praia” (2015), mas […]

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/doois/webapps/uiadiario/wp-content/themes/twentyfourteen/sidebar-footer.php on line 211