Grito e sussurro de Alessandra Leão
Por: Alice Coutinho
publicado em: 16 de janeiro de 2015

alessandraleaoPedra de Sal é o nome do novo trabalho da pernambucana Alessandra Leão, que será lançado em show amanhã, dia 17 de janeiro no Sesc Belenzinho.

 

O EP de 5 faixas apresenta uma nova fase na carreira de Alessandra, são quase seis anos de hiato entre este e seu último disco Dois Cordões (2009), um hiato de tempo e também musical. Em Pedra de Sal não há tambores e os ritmos da música tradicional popular não estão em evidência; há batidas eletrônicas, guitarras distorcidas e Alessandra canta diferente, pra fora, “grita, arranha” como diz e faz na faixa Devora o Lobo de Alessandra e Kiko Dinucci.

 

Kiko também divide composição em Tatuzinho, faixa chiclete do disco (merece ser ouvida em loop por pelo menos 5 vezes), que é uma “canção de ninar para adultos” como costuma dizer a própria. O disco abre com a faixa Doutrina e toque de Iemanjá, onde ela apresenta toadas de candomblé, que foram originalmente gravadas pela Missão de Pesquisa Folclórica, idealizada por Mário de Andrade, e tem como participação Juçara Marçal e Sandra Ximenes.

 

Outro destaque é a faixa Mofo, onde ela coloca sua relação com sua cidade natal Recife: o calor, mofo e o crescimento e verticalização sem planejamento da cidade: “olho pro alto e é mais distante / e o céu não era mais meu / é da janela do trigésimo andar”, uma homenagem ao movimento Ocupe Estelita.

Nos temas das canções uma presença do corpo constante: a boca, língua, pele, garganta, pegar, lamber, arranhar… E os climas alternam entre o respiro e a porrada, o grito e o sussurro. Ela nos leva junto nesse movimento.

 

Pedra de Sal faz parte de uma trilogia chamada Língua que conta com mais dois EPs que devem ser lançados entre 2015 e 16: Aço e Língua. A produção musical é assinada por Rodrigo Caçapa, e o trabalho dialoga também com outras áreas artísticas com participação ativa no processo de criação da atriz e dramaturga Luciana Lyra, que assina a direção cênica, e da artista plástica Vânia Medeiros, que assina o projeto gráfico.

 

O disco é lindo e o show promete! Uia super indica!

 

A apresentação amanhã conta com participação especial de Kiko Dinucci e Juçara Marçal.

 

Veja aqui o evento.

 

Local:

Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Quarta Parada – São Paulo
Horário: 21h30
R$ 6 a R$ 20

 

Ouça aqui:

Envie para um amigo

Quer comentar? 00

- Mais Uia -
17/09/2015
UiaTV – Rodrigo Campos
Por: Alice Coutinho
No quarto vídeo do UiaTV, Rodrigo Campos finaliza as gravações de seu novo disco Conversas com Toshiro no estúdio da yb music, e fala sobre o processo de criação do disco. Direção, vídeo e edição: Murilo Alvesso Agradecimento: yb music
23/06/2015
Cícero
Por: Ana Clara Martins Tenório
Em uma sexta feira fria na capital de São Paulo, o teatro do SESC Pinheiros era certeza de ser um dos locais mais calorosos para a noite do dia 19 de abril.   Com ingressos esgotados desde o dia de início das vendas, o cantor Cícero apresentou seu novo trabalho intitulado “A Praia” (2015), mas […]

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/doois/webapps/uiadiario/wp-content/themes/twentyfourteen/sidebar-footer.php on line 211